quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
"... todo dia é dia de Natal..."
É sempre bom perceber o quanto o empenho de todos os amantes da arte é bem reconhecido pelo público, que, mais que um passa tempo, ganha de presente toda uma carga cultural, que é tão carinhosamente preparada nos ensaios.
Às pessoas que perderam esta última apresentação do ano, não se preocupem, vamos preperar muitas outras grandes surpresas para ano que vem. A quem pôde nos assistir, nosso muito obrigado!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Como você pode divulgar nosso blog
Hoje em dia é comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) acompanhadas de dizeres como "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a figura à direita, que é o símbolo universal desse padrão, não tem nenhuma escrita, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.
Graças a esse recurso, sites e blogs podem divulgar conteúdo novo de maneira rápida e precisa. Quanto ao usuário, este pode ser informado de cada novidade de seus sites preferidos.
Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades dos seguintes sites: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux, Folha Online e WinAjuda. O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo. Para que isso seja possível, ele utiliza os serviços de RSS de cada um desses sites. Através de seu programa-leitor, ele clica no nome do site indexado e uma lista de notícias daquele endereço aparece numa janela ao lado (essa lista pode mostrar apenas o título da notícia - esse título também é um link para a matéria - ou pode mostrar o título mais uma breve descrição, tudo depende da forma de trabalho do agregador). Arthur, então, lê a descrição de cada notícia e clica nos links das que lhe interessa. Ao fazer isso, ele é automaticamente direcionado à página que contém aquela matéria.
O símbolo universal
A partir de sua versão 1.5, o navegador de internet Mozilla Firefox passou a adotar um símbolo diferente para o RSS. Depois disso, o símbolo se tornou padrão para representar feeds RSS, isto é, se tornou universal. Trata-se da imagem abaixo, que já foi mostrada no início deste artigo:
No caso do Firefox ou de outros programas compatíveis com RSS, basta clicar no símbolo em questão que geralmente aparece no canto direito da barra de endereços ou em um ponto específico da página visitada para que o feed do site acessado seja adicionado.
Finalizando
Uma idéia simples e eficiente. Essa é uma boa forma de definir o que o padrão RSS representa. Como você deve ter notado, esse é um recurso muito útil para acessar conteúdo específico no meio do emaranhado de informações que a internet se tornou. Através de uma única interface, você pode ver notícias ou conhecer novidades das mais variadas fontes e ler somente aquelas que lhe são interessantes. Hoje em dia, é difícil encontrar sites que não oferecem esse recurso, o que prova que essa forma de distribuição de conteúdo veio para ficar e evoluir.É claro que o Blog do Coral da UFV também oferece este recurso. Para cadastrar nosso RSS basta você ir até o segundo tópico da nossa barra lateral, abaixo de "Fale conosco" e efetuar o cadastro. Desta forma você estará sempre atualizado sobre nossos conteúdos, e ajudará a divulgar nossa proposta. Até mais!
fonte: http://www.infowester.com/rss.php
sábado, 22 de novembro de 2008
Cena Vocal - Swingle Singers
terça-feira, 18 de novembro de 2008
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Muitas moedinhas em nossa JUKEBOX
Este ano havia três grandes realizações a serem cumpridas pelo Coral da UFV, a primeira englobou as comemorações do aniversário de 30 anos do coral, a segunda foi a nossa inesquecível participação no Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio, e a última foi a realização do Show Coral da UFV Canta Jukebox.
Como membro deste grupo, e mais que isso, como um fã incondicional dos componentes, e do maestro, quero deixar meu parecer:
O pessoal se mobilizou, trabalhou, correu atrás, e fez acontecer cada momento com o melhor que podiam oferecer... é muito fácil tentar fazer a diferença quando não há empenho e já existe aquele pensamento do tipo "seja o que Deus quiser...". Mas não foi isso que aconteceu. Os coralistas se esforçaram para fazer o que de melhor podem e o público respondeu a cada música executada.
Só me resta dizer OBRIGADO, aos meus amigos do Coral da UFV, e a você, que foi nos assistir e que se emocionou conosco.
Lembrando que dia 30 de Novembro haverá o Concerto de Final de Ano, que contará com a participação do Cora da UFV, Coral Nossa Voz, Coral Voix Là e Conjunto de Sopros da UFV.
Aguarde mais detalhes.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Rádio Coral Especial - Show do Coral
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Show Coral Canta Jukebox
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Rádio Coral nº1 - O instrumento é a voz
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Playlist - ouça boa música
Nesta nova série de postagens você terá a oportunidade de ouvir diferentes estilos musicais feitos de forma semelhante: usando a voz. Melodias, percussão, efeitos sonoros, tudo feito a partir da voz humana. Claro que, quando conveniente, não dispensaremos algum instrumento musical acompanhando, mas o foco sempre será a produção vocal.
Para começar, temos três músicas de estilos bem diferentes, calmas e muito bem executadas:
Gaither Vocal Band
Com sua característica gospel, o Gaither Vocal Band traz a canção Sweet Sweet Spirit
Gaither Vocal Band - Sweet Sweet Spirit (p10Gil)
Banda de Boca
Sempre cantando o melhor da MPB, o grupo baiano Banda de Boca mostra seu ótimo potencial em Clube da Esquina 2
Banda de Boca - Clube da Esquina 2
King's Singers
Considerado por muitos anos o melhor grupo vocal do planeta, The King's Singers traz Lirum bililirum, que nos remete à tempos medievais.
King's Singers - Lirum bililirum
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Cena Vocal nº03 - Coral Jovem do Rio
O Cena Vocal de hoje traz um coral de 120 vozes, que aliam religiosidade e competência em um trabalho que, além que artístico, é solidário. O Coral Jovem do Rio procura levar esperança, mensagens de paz e conforto para as pessoas que prestigiam suas apresentações. Em 2008 lançou o DVD e o CD "Sonhos", gravados a partir do musical de mesmo nome, realizado em 2007, no teatro João Caetano. Bom, saiba um pouco mais da história e dos caminhos percorridos pelo Coral Jovem do Rio assistindo aos vídeos abaixo:
Neste vídeo, o Coral Jovem do Rio alia música e performance teatral
Até o próximo Cena Vocal
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Saúde Vocal 03 - Alimente sua voz
Determinados alimentos exercem influência direta ou indireta sobre a produção da voz e fala.
Atenção ao consumir estes alimentos:
As gorduras contidas no leite e seus derivados (queijo, manteiga, iogurte, chocolate, sorvete etc.), bioquimicamente, aumentam a viscosidade do muco do trato vocal.Temos, assim, uma possível sensação de pigarro, prejuízo da ressonância na articulação.
A cafeína contida no café, no chá-mate, chá preto e chocolate pode aumentar a acidez no estômago, desencadeando, para quem tem tendência, o refluxo-gastro-esofágico. Além disso, a cafeína também desidrata a mucosa e deixa a saliva mais espessa.
Alimentos pesados ou em grandes quantidades lentificam a digestão e dificultam a movimentação do diafragma, músculo essencial para a respiração.
Dê preferencia a alimentos como:
Maçã: é uma ótima 'aliada' da saúde vocal, por dois motivos. Por sua consistência mais dura exige 'mais' da mastigação, preparando assim os articuladores. Além disso, possui propriedade adstringente (a pectina) que ajuda a reduzir saliva espessa da boca e faringe. Portanto a maçã favorece tanto a ressonância quanto a articulação.
O abacaxi e as frutas cítricas (limão, laranja) aumentam a salivação e com isso um maior número de deglutições, que acarretam um relaxamento na musculatura da garganta e favorecendo toda dinâmica do trato vocal.
Os chás de frutas e as bebidas isotônicas também podem ser considerados preferenciais, pois ajudam na reposição de perdas minerais que são eliminadas pela urina e transpiração.
Muito bem, mais dicas virão, lembre-se de que mesmo se você não for cantor, deve se preocupar com sua voz, afinal, ela representa muito de sua personalidade.
Fonte: http://www.vocalis.com.br
sábado, 20 de setembro de 2008
Cabo Frio, música e mar...
Leitores, o encontro de corais internacional aqui em Cabo Frio está sendo, sem sombra de dúvidas, a melhor experiência já vivida por este grupo que compõe o Coral da UFV. Além de termos contato com a música, estilo e sonoridade dos corais da Alemanha, Polônia, Croácia, Petrópolis e daqui de Cabo Frio, estamos desfrutando desta linda cidade, cujo povo está lotando o Teatro Municipal e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
Na noite de quinta feira, abertura do encontro, todos os corais se apresentaram no Teatro, e ficou claro que a qualidade destes grupos apenas comprova como o Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio figura como um dos mais importantes eventos do estilo.
Confira as fotos:
Coral Kapla Kastav (Croácia)
Coral Continuo (Sopot, Polônia)
Alguns integrantes do Coro Juvenil Estadual de Brandenburg
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Estamos em Cabo Frio!!!
Hoje pela manhã cantamos em 3 escolas de ensino médio, confira as fotos logo aqui embaixo. As escolas foram muito receptivas e deu pra perceber muito bem como a garotada gostou de nossa apresentação. A cada música cantada os aplausos ficavam mais intensos.
A abertura do encontro será hoje, às 19:30h no Teatro Municipal, estamos todos ansiosos.
Bom, Cabo Frio é linda, e você poderá conferir os melhores momentos deste encontro aqui no blog, por hora, confira nossas fotos de hoje.
Escola Municipal Talita Hernandes Perelló
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Obrigado!
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Agenda - Apresentação do Coral dia 15/09/08
Lembrando que, dos dias 17 a 21 deste mês, o Coral da UFV estará em Cabo Frio, participando do XXII Encontro de Corais de Cabo Frio. Os melhores momentos desta grande ocasião estarão sendo registrados no blog, aguardem!
Livro, voz e poesia
O livro “Trabalhando a Voz”, organizado por Léslie Piccolotto Ferreira, traz textos de vários fonoaudiólogos. A falta de publicações deste tipo trouxe à tona a necessidade de um livro que abordasse os aspectos vocais no Brasil. Trazendo desde capítulos sobre prevenção de problemas da voz, dicas de tratamentos e até poesias, o livro se mostra de grande ajuda para os profissionais da área médica, atores, radialistas e todos aqueles que compreendem a importância de sua voz.
A poesia abaixo foi retirada do livro, e foi escrita por uma pessoa que sofria de disfonia.
FONOPOESIA III
Vivo de som e de amor
Vivo e morro da palavra
Vivo e vivo poesia
Em carne viva canto o silêncio.
Minha voz silenciou.
Saiam!
Saiam todos daí!
Ruídos,
silêncios,
palavras,
gritos,
Saiam todos de dentro de mim.
Brotaram do meu coração
- fontes do som –
Perderam-se pela laringe,
Enroscaram-se pelas amígdalas
estufam-me,
incomodam-me
matam-me
Saiam!
Brotem-me pela boca
escapem-me pelo mundo
Só assim me sei
só assim serei.
Vivo e morro da palavra.
Garganta fechada
Elas me saem liquidamente pelos olhos.
por Branca Jurema Ponce
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Muito obrigado a todos vocês!!!
Em nome de todos os componentes do Coral da UFV, quero agradecer a todos vocês, leitores do blog, que já acessam regularmente nossos conteúdos, e que já fazem parte desta comunidade que, embora recente, já alcançou até mesmo outros países do mundo. Muito obrigado a vocês de Viçosa, Belo Horizonte, Osasco, Cataguases, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, Reino Unido, Portugal e Shanghai. Espero estar alcançando nosso maior objetivo, que é difundir a cultura musical vocal de forma leve e acessível. Aguardem novidades! Estou preparando novos conteúdos em parceria com profissioais da área musical. Se vocês quiserem participar, entrem em contato, toda ajuda será muito bem vinda. Um grande abraço a todos!
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Agenda - Coral da UFV
O Coral Cantavento-Ferlagos convida a todos os amantes da boa música a
assistir o XXII Encontro de Corais de Cabo Frio que, em 2008, está na sua
XVII edição Internacional e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal.
O Encontro começa no sábado 13 de setembro com o Concerto dos Corais da
Cidade e apresenta os Concertos Internacionais nos dias 18, 19 e 20 de
setembro.
O Concerto de Abertura Oficial se realizará na quinta-feira 18 no Teatro
Municipal. Na sexta-feira 19 e no sábado 20 haverá concertos quase
simultâneos no Teatro Municipal e na Igreja Matriz, com troca dos corais
que se apresentam em cada lugar. Ou seja que quem assistir aos concertos
de sexta e sábado no mesmo local, poderá escutar todos os corais visitantes.
Este ano o Encontro Internacional apresenta corais da Polônia, da Croacia,
da Alemanha, assim como excelentes corais brasileiros.
A seguir, a programação e a relação dos corais visitantes.
Sábado 13 de setembro,
Concerto dos corais da região
20.30h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção
Quinta-feira 18 de setembro
Concerto Internacional
19:30h - Teatro Municipal
Sexta-feira 19 de setembro
Concerto Internacional
19:30h - Teatro Municipal
21.00h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção
Sábado 20 de setembro
Concerto Internacional
19:30h - Teatro Municipal
21.00h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção
Landesjungendchor - Brandemburg, Alemania – Maestro: Hans Peter Schurtz
Coral Continuo - Sopot, Polônia – Maestrina: Anna Fiebig
Ensemble Feminino Klapa Kastav – Croácia – Maestro: Saša Matovina
Coral Municipal de Petrópolis – Petrópolis RJ– Maestro: Paulo Afonso Filho
Coral da UFV – Viçosa MG
Grupo Vocal Boca que Usa – Niterói RJ
Coral Cantavento-Ferlagos, Cabo Frio, RJ
Cena Vocal nº02
A Quatro Vozes
Quatro mulheres negras, que buscam em suas vozes marcantes o retrato da diversidade cultural brasileira. Esse é o grupo A Quatro Vozes, que desde 1994 encanta por sua sonoridade e qualidade vocal. Marcando suas performances por elementos afro-brasileiros, Jussara, Jurema, Dora e Thatiana conseguem executar arranjos simples e de um raro bom gosto. Em seu cd “O Canto de Minas”, essas quatro vozes nos levam em uma viagem pela Minas Gerais dos escravos negros (A Flor da África), dos índios, dos colonos (Casa Forte), e cruza a fronteira do estado, nos levando a manguezais (Vendedor de Caranguejo), e chegam até o mar (Conto de Areia). Confira aqui uma entrevista com o grupo, e aqui, o excelente trabalho delas em O canto de Minas.
Discografia: Felicidade Guerreira (2003) e O canto de Minas (2004).
Recomendo: Casa Forte, Vendedor de Caranguejo e Conto de Areia.
Neste vídeo, elas mostram sua versatilidade em Iolanda, de Pablo Milanés, versão de Chico Burque
Aviso: Seja Colaborador do Blog do Coral da UFV! Entre em contato com o administrador do blog e saiba como difundir a música vocal!
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Saúde Vocal - nº 02
Mais duas dicas para quem quer cantar e falar bem!
• Tosse seca, improdutiva.
Pode ser sinal de que seu corpo pede água. É considerada não produtiva por não eliminar secreções (catarro). Deve ser evitada, por ser considerada grande fator irritativo.
• Cigarro.
Nem é preciso dizer que é altamente nocivo para a saúde. Indivíduos fumantes apresentam 40 vezes mais chance de ter câncer de laringe que os não fumantes. Quando a fumaça é tragada, agride todo sistema respiratório principalmente as pregas vocais. Sua interferência na laringe é direta, podendo causar irritação, edema, tosse, pigarro, aumento de secreções e infecções.
Fonte: http://www.vocalis.com.br/
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Som Vocal - n°1
O BR6 é o grupo vocal brasileiro de maior destaque atualmente. Todos os integrantes têm formação musical, fato que se reflete na complexidade, qualidade e bom gosto de seus arranjos. Seu último cd, Here to Stay, traz um apanhado de canções de Tom Jobim e George Gershwin, onde os arranjos de um interferem nas melodias do outro, de modo a nos levar a uma viagem por dois mundos aparentemente difíceis de serem unidos, mas que tomam espetaculares formas nas vozes destes cantores. Para acessar o site oficial do grupo, clique aqui.
Bom, assista ao vídeo-clip de "The Girl From Ipanema" e você saberá um pouco do que estou querendo dizer. Só de curiosidade (e pra deixar alguns espantados): não há nenhum instrumento musical nas músicas do grupo, é tudo feito por voz e boca.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Cena Vocal - nº1
Em Cena Vocal, você irá conhecer um pouco do trabalho de corais e grupos vocais que obtiveram destaque no mercado fonográfico brasileiro ou no exterior. Para começar, escolhi o grupo MPB 4.
"Canta, canta uma esperança
Canta, dando uma alegria, canta mais
Revirando a noite, revelando o dia...”
Fantasia, Chico Buarque, com participação de MPB 4
O grupo carioca MPB 4 merece destaque por ser considerado, por muitos, o mais popular e bem sucedido grupo vocal brasileiro. O grupo nasceu em 1964, e até hoje encanta seletas platéias com suas performances musicais, pautadas em arranjos muito bem trabalhados e de uma louvável afinação.
O grupo destacou-se em pérolas da nossa música, principalmente durante as décadas de 60, 70 e 80. Em “Roda Viva”, de Chico Buarque, o grupo criou dinâmicas essenciais para a interpretação da canção. A parceria com Buarque durou cerca de 8 anos. Outros ícones da MPB que participaram ativamente da história do MPB 4 foram Pixinguinha, Noel Rosa, Milton Nascimento, João Bosco, Gonzaguinha, Edu Lobo, Vinícius de Moraes e outros, o que apenas comprova o quanto o grupo vocal é respeitado e merece lugar de destaque na cena vocal nacional.
Recomendo: Sambas de Minha Terra (1991) e Os Saltimbancos (em parceria com Chico Buarque, Miúcha e Nara Leão - 1977)
Neste vídeo, Roda Viva, de Chico Burque.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Saúde Vocal - nº01
Você já parou para pensar que grande parte da sua comunicação é mediada pela sua voz?
Ela merece atenção e cuidados. Confira algumas dicas:
• | Beber , pelo menos, 2 litros de água por dia faz bem para sua voz. A hidratação proporciona uma melhor lubrificação do trato vocal, permitindo que a vibração das pregas vocais ocorra de modo mais livre e com atrito reduzido. Essa hidratação sistêmica (beber 2 litros de água) deve ser feita gradativamente, ao longo do dia, e principalmente antes e durante a utilização intensiva da voz. |
• | Atenção ao ato de pigarrear. O ato de pigarrear gera um alto impacto das pregas vocais, podendo ocasionar futuras lesões. É importante saber a causa deste pigarro. O excesso de muco na laringe pode ser decorrente: do fumo, de refluxo gastro-esofágico, alergias respiratórias e da própria desidratação. A produção demasiada desse muco é a defesa do organismo diante desses quadros irritativos. Ao invés de pigarrear: beba água, pois o próprio movimento da deglutição desloca o muco. Consulte um especialista nos quadros mais agudos. |
Fonte: http://www.vocalis.com.br/
Saúde Vocal voltará com outras dicas, aguardem!
Música da alma, para a alma...
Seja bem vindo ao BLOG do Coral da UFV, agora em nova fase.
Mais que conhecer o trabalho do Coral da UFV, aqui você encontrará nossa agenda, dicas sobre saúde vocal, canto e técnica. Também irá conhecer o trabalho de outros corais e grupos vocais, e irá perceber que canto coral é música da melhor qualidade e que, caso você tenha algum tipo de preconceito em relação a repertórios, o canto coral se adequa muito bem a vários estilos musicais.
Espero que goste, aproveite.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Coral da UFV
Nosso regente
Rogério Moreira Campos nasceu em Amparo do Serra – MG. Com graduação em Trompete pela Escola de Música da UFMG na classe do Prof. Ruy Durso, participou da Orquestra de Câmara da EMUFMG ( 1972 / 1977 ) e integrou o Quarteto de Metais da EMUFMG, primeiro grupo no gênero do estado ( 1976 / 1977 ), Coral da EMUFMG e o Madrigal Renascentista ( 1976 / 1977 ). Trabalha na Universidade Federal de Viçosa desde 1977 atuando como regente do Conjunto de Sopros da UFV e coordenador de diversos grupos de câmara integrado por alunos da instituição.
Desde 1983 é também o regente do Coral da UFV. A partir de 2001 rege também o Coral Nossa Voz, integrado por funcionários da UFV. Tem participado de diversos cursos nas áreas de banda e coral com professores brasileiros e internacionais como: Antônio Carlos Neves Campos, José Antônio Pereira, William Nichols, Reynaldo Coelho, João Baptista Gonçalves, Alberto Grau, Paul Oakley, Eph Ehly, Dennis Jewett, Josep Prats, Robert Sund, Dianne Loomer, Bob Chilcott, Janet Galvan, Rodney Eichenberger, Gunta Malevica, Juan-Tony Guyzman e Marjukka Riihimaki. Tem se dedicado à escrita de arranjos para banda de música e corais. De junho de 2003 a dezembro de 2006 atuou como regente e diretor musical da Orquestra Bigband Funcec, de João Monlevade, MG.