sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Livro, voz e poesia

O livro “Trabalhando a Voz”, organizado por Léslie Piccolotto Ferreira, traz textos de vários fonoaudiólogos. A falta de publicações deste tipo trouxe à tona a necessidade de um livro que abordasse os aspectos vocais no Brasil. Trazendo desde capítulos sobre prevenção de problemas da voz, dicas de tratamentos e até poesias, o livro se mostra de grande ajuda para os profissionais da área médica, atores, radialistas e todos aqueles que compreendem a importância de sua voz.

A poesia abaixo foi retirada do livro, e foi escrita por uma pessoa que sofria de disfonia.


FONOPOESIA III

Vivo de som e de amor

Vivo e morro da palavra

Vivo e vivo poesia

Em carne viva canto o silêncio.

Minha voz silenciou.



Saiam!

Saiam todos daí!

Ruídos,

silêncios,

palavras,

gritos,

Saiam todos de dentro de mim.

Brotaram do meu coração

- fontes do som –

Perderam-se pela laringe,

Enroscaram-se pelas amígdalas

estufam-me,

incomodam-me

matam-me



Saiam!

Brotem-me pela boca

escapem-me pelo mundo

Só assim me sei

só assim serei.



Vivo e morro da palavra.

Garganta fechada

Elas me saem liquidamente pelos olhos.

por Branca Jurema Ponce

Nenhum comentário: