terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como você pode divulgar nosso blog




Hoje em dia é comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) acompanhadas de dizeres como "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a figura à direita, que é o símbolo universal desse padrão, não tem nenhuma escrita, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.


XML, RSS, ATOM

Graças a esse recurso, sites e blogs podem divulgar conteúdo novo de maneira rápida e precisa. Quanto ao usuário, este pode ser informado de cada novidade de seus sites preferidos.

Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades dos seguintes sites: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux, Folha Online e WinAjuda. O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo. Para que isso seja possível, ele utiliza os serviços de RSS de cada um desses sites. Através de seu programa-leitor, ele clica no nome do site indexado e uma lista de notícias daquele endereço aparece numa janela ao lado (essa lista pode mostrar apenas o título da notícia - esse título também é um link para a matéria - ou pode mostrar o título mais uma breve descrição, tudo depende da forma de trabalho do agregador). Arthur, então, lê a descrição de cada notícia e clica nos links das que lhe interessa. Ao fazer isso, ele é automaticamente direcionado à página que contém aquela matéria.

O símbolo universal

A partir de sua versão 1.5, o navegador de internet Mozilla Firefox passou a adotar um símbolo diferente para o RSS. Depois disso, o símbolo se tornou padrão para representar feeds RSS, isto é, se tornou universal. Trata-se da imagem abaixo, que já foi mostrada no início deste artigo:

Símbolo RSS

No caso do Firefox ou de outros programas compatíveis com RSS, basta clicar no símbolo em questão que geralmente aparece no canto direito da barra de endereços ou em um ponto específico da página visitada para que o feed do site acessado seja adicionado.


Finalizando

Uma idéia simples e eficiente. Essa é uma boa forma de definir o que o padrão RSS representa. Como você deve ter notado, esse é um recurso muito útil para acessar conteúdo específico no meio do emaranhado de informações que a internet se tornou. Através de uma única interface, você pode ver notícias ou conhecer novidades das mais variadas fontes e ler somente aquelas que lhe são interessantes. Hoje em dia, é difícil encontrar sites que não oferecem esse recurso, o que prova que essa forma de distribuição de conteúdo veio para ficar e evoluir.

É claro que o Blog do Coral da UFV também oferece este recurso. Para cadastrar nosso RSS basta você ir até o segundo tópico da nossa barra lateral, abaixo de "Fale conosco" e efetuar o cadastro. Desta forma você estará sempre atualizado sobre nossos conteúdos, e ajudará a divulgar nossa proposta. Até mais!

fonte: http://www.infowester.com/rss.php

Um comentário:

Robson Sales disse...

Agora eu entendi pra quê serve isso!!!