sábado, 20 de setembro de 2008

Cabo Frio, música e mar...

A bela Cabo Frio


Leitores, o encontro de corais internacional aqui em Cabo Frio está sendo, sem sombra de dúvidas, a melhor experiência já vivida por este grupo que compõe o Coral da UFV. Além de termos contato com a música, estilo e sonoridade dos corais da Alemanha, Polônia, Croácia, Petrópolis e daqui de Cabo Frio, estamos desfrutando desta linda cidade, cujo povo está lotando o Teatro Municipal e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Na noite de quinta feira, abertura do encontro, todos os corais se apresentaram no Teatro, e ficou claro que a qualidade destes grupos apenas comprova como o Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio figura como um dos mais importantes eventos do estilo.

Confira as fotos:

Coral da UFV (Apresentação na 1ª noite do evento)



Coral Kapla Kastav (Croácia)


Coral Continuo (Sopot, Polônia)


Alguns integrantes do Coro Juvenil Estadual de Brandenburg

Na noite de sexta, três corais se apresentaram no Teatro Municipal, e logo depois o restante se apresentou na Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Hoje, acontece o inverso, e como nós do Coral da UFV mostramos nossa música ontem no Teatro, poderemos abusar da ótima acústica da igreja hoje, cantando peças que, esperamos, vão agradar o público. Aguardem pelos vídeos de algumas apresentaçãoes do evento. Grande abraço a todos!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Estamos em Cabo Frio!!!

Pois é galera, o Coral da UFV já está em Cabo Frio! A viagem foi tranquila, o tempo estava um pouco ruim, mas sem chuva. A demora valeu a pena, o hotel é muito bom e nossos cicerones do Coral Cantavento são muito simpáticos e solícitos.

Hoje pela manhã cantamos em 3 escolas de ensino médio, confira as fotos logo aqui embaixo. As escolas foram muito receptivas e deu pra perceber muito bem como a garotada gostou de nossa apresentação. A cada música cantada os aplausos ficavam mais intensos.

A abertura do encontro será hoje, às 19:30h no Teatro Municipal, estamos todos ansiosos.

Bom, Cabo Frio é linda, e você poderá conferir os melhores momentos deste encontro aqui no blog, por hora, confira nossas fotos de hoje.


Escola Municipal Maria Daria Saldanha



Escola Municipal Talita Hernandes Perelló



Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Obrigado!

A todos aqueles que prestigiaram o Coral da UFV em sua última apresentação antes da esperada viagem para Cabo Frio, nosso agradecimento. Para aqueles que não sabem, o Coral da UFV apresentou a maior parte do repertório que será cantado no Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio deste ano. Foi muito bom poder mostrar primeiro aos nossos colegas e amigos essas músicas, pois nos dá mais segurança para representar a universidade neste aguardado evento. Muito obrigado a todos!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Agenda - Apresentação do Coral dia 15/09/08

Você está convidado a nos assisir nesta segunda-feira, às 13h, no auditório do Departamento de Engenharia Floestal.

Lembrando que, dos dias 17 a 21 deste mês, o Coral da UFV estará em Cabo Frio, participando do XXII Encontro de Corais de Cabo Frio. Os melhores momentos desta grande ocasião estarão sendo registrados no blog, aguardem!

Livro, voz e poesia

O livro “Trabalhando a Voz”, organizado por Léslie Piccolotto Ferreira, traz textos de vários fonoaudiólogos. A falta de publicações deste tipo trouxe à tona a necessidade de um livro que abordasse os aspectos vocais no Brasil. Trazendo desde capítulos sobre prevenção de problemas da voz, dicas de tratamentos e até poesias, o livro se mostra de grande ajuda para os profissionais da área médica, atores, radialistas e todos aqueles que compreendem a importância de sua voz.

A poesia abaixo foi retirada do livro, e foi escrita por uma pessoa que sofria de disfonia.


FONOPOESIA III

Vivo de som e de amor

Vivo e morro da palavra

Vivo e vivo poesia

Em carne viva canto o silêncio.

Minha voz silenciou.



Saiam!

Saiam todos daí!

Ruídos,

silêncios,

palavras,

gritos,

Saiam todos de dentro de mim.

Brotaram do meu coração

- fontes do som –

Perderam-se pela laringe,

Enroscaram-se pelas amígdalas

estufam-me,

incomodam-me

matam-me



Saiam!

Brotem-me pela boca

escapem-me pelo mundo

Só assim me sei

só assim serei.



Vivo e morro da palavra.

Garganta fechada

Elas me saem liquidamente pelos olhos.

por Branca Jurema Ponce

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Muito obrigado a todos vocês!!!


Em nome de todos os componentes do Coral da UFV, quero agradecer a todos vocês, leitores do blog, que já acessam regularmente nossos conteúdos, e que já fazem parte desta comunidade que, embora recente, já alcançou até mesmo outros países do mundo. Muito obrigado a vocês de Viçosa, Belo Horizonte, Osasco, Cataguases, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, Reino Unido, Portugal e Shanghai. Espero estar alcançando nosso maior objetivo, que é difundir a cultura musical vocal de forma leve e acessível. Aguardem novidades! Estou preparando novos conteúdos em parceria com profissioais da área musical. Se vocês quiserem participar, entrem em contato, toda ajuda será muito bem vinda. Um grande abraço a todos!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Agenda - Coral da UFV

O Coral Cantavento-Ferlagos convida a todos os amantes da boa música a
assistir o XXII Encontro de Corais de Cabo Frio que, em 2008, está na sua
XVII edição Internacional e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal.

O Encontro começa no sábado 13 de setembro com o Concerto dos Corais da
Cidade e apresenta os Concertos Internacionais nos dias 18, 19 e 20 de
setembro.

O Concerto de Abertura Oficial se realizará na quinta-feira 18 no Teatro
Municipal. Na sexta-feira 19 e no sábado 20 haverá concertos quase
simultâneos no Teatro Municipal e na Igreja Matriz, com troca dos corais
que se apresentam em cada lugar. Ou seja que quem assistir aos concertos
de sexta e sábado no mesmo local, poderá escutar todos os corais visitantes.

Este ano o Encontro Internacional apresenta corais da Polônia, da Croacia,
da Alemanha, assim como excelentes corais brasileiros.

A seguir, a programação e a relação dos corais visitantes.


Sábado 13 de setembro,

Concerto dos corais da região

20.30h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção



Quinta-feira 18 de setembro

Concerto Internacional

19:30h - Teatro Municipal



Sexta-feira 19 de setembro

Concerto Internacional

19:30h - Teatro Municipal

21.00h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção



Sábado 20 de setembro

Concerto Internacional

19:30h - Teatro Municipal

21.00h, Igreja Matriz de Na Sa da Assunção



Landesjungendchor - Brandemburg, Alemania – Maestro: Hans Peter Schurtz

Coral Continuo - Sopot, Polônia – Maestrina: Anna Fiebig

Ensemble Feminino Klapa Kastav – Croácia – Maestro: Saša Matovina

Coral Municipal de Petrópolis – Petrópolis RJ– Maestro: Paulo Afonso Filho

Coral da UFV – Viçosa MG

Grupo Vocal Boca que Usa – Niterói RJ

Coral Cantavento-Ferlagos, Cabo Frio, RJ

Cena Vocal nº02




A Quatro Vozes



Quatro mulheres negras, que buscam em suas vozes marcantes o retrato da diversidade cultural brasileira. Esse é o grupo A Quatro Vozes, que desde 1994 encanta por sua sonoridade e qualidade vocal. Marcando suas performances por elementos afro-brasileiros, Jussara, Jurema, Dora e Thatiana conseguem executar arranjos simples e de um raro bom gosto. Em seu cd “O Canto de Minas”, essas quatro vozes nos levam em uma viagem pela Minas Gerais dos escravos negros (A Flor da África), dos índios, dos colonos (Casa Forte), e cruza a fronteira do estado, nos levando a manguezais (Vendedor de Caranguejo), e chegam até o mar (Conto de Areia). Confira aqui uma entrevista com o grupo, e aqui, o excelente trabalho delas em O canto de Minas.

Discografia: Felicidade Guerreira (2003) e O canto de Minas (2004).

Recomendo: Casa Forte, Vendedor de Caranguejo e Conto de Areia.

Neste vídeo, elas mostram sua versatilidade em Iolanda, de Pablo Milanés, versão de Chico Burque



Aviso: Seja Colaborador do Blog do Coral da UFV! Entre em contato com o administrador do blog e saiba como difundir a música vocal!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Saúde Vocal - nº 02


Mais duas dicas para quem quer cantar e falar bem!

• Tosse seca, improdutiva.
Pode ser sinal de que seu corpo pede água. É considerada não produtiva por não eliminar secreções (catarro). Deve ser evitada, por ser considerada grande fator irritativo.

• Cigarro.
Nem é preciso dizer que é altamente nocivo para a saúde. Indivíduos fumantes apresentam 40 vezes mais chance de ter câncer de laringe que os não fumantes. Quando a fumaça é tragada, agride todo sistema respiratório principalmente as pregas vocais. Sua interferência na laringe é direta, podendo causar irritação, edema, tosse, pigarro, aumento de secreções e infecções.

Fonte: http://www.vocalis.com.br/

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Som Vocal - n°1

Em Som Vocal, apresentarei vídeos de corais e grupos vocais do Brasil e do exterior, que trazem na arte do canto a linguagem universal: a MÚSICA.

O BR6 é o grupo vocal brasileiro de maior destaque atualmente. Todos os integrantes têm formação musical, fato que se reflete na complexidade, qualidade e bom gosto de seus arranjos. Seu último cd, Here to Stay, traz um apanhado de canções de Tom Jobim e George Gershwin, onde os arranjos de um interferem nas melodias do outro, de modo a nos levar a uma viagem por dois mundos aparentemente difíceis de serem unidos, mas que tomam espetaculares formas nas vozes destes cantores. Para acessar o site oficial do grupo, clique aqui.

Bom, assista ao vídeo-clip de "The Girl From Ipanema" e você saberá um pouco do que estou querendo dizer. Só de curiosidade (e pra deixar alguns espantados): não há nenhum instrumento musical nas músicas do grupo, é tudo feito por voz e boca.