sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Cena Vocal - nº1



Em Cena Vocal, você irá conhecer um pouco do trabalho de corais e grupos vocais que obtiveram destaque no mercado fonográfico brasileiro ou no exterior. Para começar, escolhi o grupo MPB 4.




"Canta, canta uma esperança
Canta, dando uma alegria, canta mais
Revirando a noite, revelando o dia...”

Fantasia, Chico Buarque, com participação de MPB 4

O grupo carioca MPB 4 merece destaque por ser considerado, por muitos, o mais popular e bem sucedido grupo vocal brasileiro. O grupo nasceu em 1964, e até hoje encanta seletas platéias com suas performances musicais, pautadas em arranjos muito bem trabalhados e de uma louvável afinação.

O grupo destacou-se em pérolas da nossa música, principalmente durante as décadas de 60, 70 e 80. Em “Roda Viva”, de Chico Buarque, o grupo criou dinâmicas essenciais para a interpretação da canção. A parceria com Buarque durou cerca de 8 anos. Outros ícones da MPB que participaram ativamente da história do MPB 4 foram Pixinguinha, Noel Rosa, Milton Nascimento, João Bosco, Gonzaguinha, Edu Lobo, Vinícius de Moraes e outros, o que apenas comprova o quanto o grupo vocal é respeitado e merece lugar de destaque na cena vocal nacional.

Recomendo: Sambas de Minha Terra (1991) e Os Saltimbancos (em parceria com Chico Buarque, Miúcha e Nara Leão - 1977)



Neste vídeo, Roda Viva, de Chico Burque.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Saúde Vocal - nº01

Bom, para começar com umas dicas importantes:

Você já parou para pensar que grande parte da sua comunicação é mediada pela sua voz?

Ela merece atenção e cuidados. Confira algumas dicas:

Beber , pelo menos, 2 litros de água por dia faz bem para sua voz.
A hidratação proporciona uma melhor lubrificação do trato vocal, permitindo que a vibração das pregas vocais ocorra de modo mais livre e com atrito reduzido. Essa hidratação sistêmica (beber 2 litros de água) deve ser feita gradativamente, ao longo do dia, e principalmente antes e durante a utilização intensiva da voz.
Atenção ao ato de pigarrear.
O ato de pigarrear gera um alto impacto das pregas vocais, podendo ocasionar futuras lesões. É importante saber a causa deste pigarro. O excesso de muco na laringe pode ser decorrente: do fumo, de refluxo gastro-esofágico, alergias respiratórias e da própria desidratação. A produção demasiada desse muco é a defesa do organismo diante desses quadros irritativos. Ao invés de pigarrear: beba água, pois o próprio movimento da deglutição desloca o muco. Consulte um especialista nos quadros mais agudos.


Fonte: http://www.vocalis.com.br/

Saúde Vocal voltará com outras dicas, aguardem!

Música da alma, para a alma...

Blog Coral da UFV - Nova Fase

Seja bem vindo ao BLOG do Coral da UFV, agora em nova fase.

Mais que conhecer o trabalho do Coral da UFV, aqui você encontrará nossa agenda, dicas sobre saúde vocal, canto e técnica. Também irá conhecer o trabalho de outros corais e grupos vocais, e irá perceber que canto coral é música da melhor qualidade e que, caso você tenha algum tipo de preconceito em relação a repertórios, o canto coral se adequa muito bem a vários estilos musicais.

Espero que goste, aproveite.